Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Ticker

6/recent/ticker-posts

Passei no concurso! Quais os próximos passos?

Você passou meses estudando, sacrificou sua vida pessoal, se dedicou intensamente aos seus objetivos, dedicou tempo e dinheiro, além de ter enfrentado uma série de dificuldades para se destacar em meio à concorrência, até porque, muitos sonham com um lugar ao sol, mas nem todos chegam a esse lugar.
Entretanto, você chegou! E pode dizer aquela frase que todo concurseiro sonha em gritar em alto e bom som: Passei no concurso!
Depois de muito esforço e comprometimento, finalmente você passou no concurso público e agora terá a tão sonhada estabilidade profissional e financeira. Parabéns por sua conquista, mas não se acomode.
O desafio continua e você deve se preparar para assumir o seu futuro emprego. Antes que você se desespere com a típica pergunta “passei no concurso e agora?”, aprenda agora mesmo os próximos passos que você deve seguir a partir da confirmação da sua aprovação.
passei no concurso

Comemore a conquista

Você vai ficar tão feliz ao ver seu nome dentre os aprovados, a ponto de ficar emocionado, realizado, eufórico.
Aproveite essa alegria para comemorar, conte a boa notícia para os amigos e familiares e até programe um passeio para celebrar a sua aprovação. Isso é realmente digno de comemoração e você não deve se privar desse momento.
passei no concurso

Prepare-se psicologicamente para a mudança

Por mais que você tenha sonhado tanto com o dia da aprovação, após passar no concurso você pode acabar se sentindo confuso quanto às escolhas que fez.
Será mesmo que optei pela área certa? E essa instituição, será que é uma boa empresa para trabalhar? Será que vale a pena deixar meu emprego atual?
Essas e outras dúvidas podem pairar na sua mente e, na verdade, só você pode respondê-las.
Reavalie seus anseios, prepare-se psicologicamente para as mudanças, reveja os prós e contras desse novo trabalho e, se preciso for, procure o auxílio de um coach para te ajudar.
Lembre-se que nem sempre os bons salários combinados com a estabilidade são garantia de uma vida feliz e uma carreira pública bem-sucedida.
passei no concurso

Fique ligado em todos os canais de divulgação

Muitos concurseiros aprovados não fazem ideia de quando serão nomeados, até porque, esse dado nem sempre consta no edital.
O fato é que, dentro do prazo de validade do certame, a convocação tende a ser feita, mas quem é aprovado precisa ficar de olho nos canais oficiais de divulgação, como o portal da instituição, o site da administradora do concurso e o Diário Oficial da União.
Assim você vai ficar bem informado e dificilmente perderá os prazos de convocação e nomeação.
passei no concurso

Providencie os documentos

Depois da nomeação ser publicada oficialmente, você tem até trinta dias para tomar posse. Será necessário comparecer ao local indicado, munido dos documentos listados no edital.
Após a posse, você terá duas semanas para começar a trabalhar, caso não apareça, será exonerado do cargo.
Vale destacar que se você estiver doente ou viajando no dia da posse, é fundamental que deixe uma procuração com outra pessoa para, simbolicamente, ser empossada no seu lugar.
passei no concurso

Exija seus direitos

Se o prazo do concurso estiver expirando e você ainda não tiver tomado posse, procure a ajuda do judiciário para assegurar que você vai preencher a vaga que conquistou.
A lei é clara! Os candidatos aprovados (salvo os aprovados para a formação de cadastro de reserva) possuem o direito de assumir o cargo dentro da validade do concurso.
Reivindique esse direito!
E então, você vai seguir esses passos pós-aprovação? Já foi nomeado? Conte pra gente através dos comentários!
Parabéns e boa sorte nessa nova fase!